O lema de Juscelino Kubitschek era cinqüenta anos de
progresso em cinco de governo; seus críticos, contudo,
falavam em cinqüenta anos de inflação em cinco de
poder. Dentre as razões do crescimento da inflação
durante o período juscelinista, apontamos
a) o crédito fácil concedido ao setor privado e os gastos
governamentais com a construção de Brasília.
b) os péssimos resultados do Programa de Metas, sobretudo nos setores industriais do aço, da eletricidade e das comunicações.
c) a restrição à entrada de capital estrangeiro, com
manutenção do nacionalismo econômico e do rígido
controle de remessa de lucros.
d) a bem sucedida política de redução das desigualdades regionais, que se revelou, entretanto, extremamente onerosa para o governo.
e) o acordo com o FMI, em 1959, que resultou numa
política desastrosa de estabilização e controle da inflação.
A inflação registrada no final do quinquênio de Juscelino Kubitschek – considerada alta para os padrões da época – deveu-se a
outros fatores além dos citados na alternativa correta.
Não se podem esquecer a ruptura do Brasil com o
Fundo Monetário Internacional, que estancou o fluxo de
recursos procedentes daquele órgão, e os altos níveis
de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário