O significativo aumento na entrada de capitais
estrangeiros, entre 1954 e 1961, pode ser explicado
a) pela política desenvolvimentista do governo de
Juscelino Kubitschek.
b) pela criação da Petrobrás e da Companhia Vale do Rio
Doce.
c) pela política nacionalista de Getúlio Vargas durante o
Estado Novo.
d) pela queda dos preços internacionais do café durante a
Depressão.
e) pelo crescimento acelerado da indústria durante o
“Milagre Brasileiro”.
A presidência de Juscelino Kubitschek (1956 - 1961)
pautou-se pelo slogan “Cinquenta anos de progresso
em cinco de governo” e cunhou o termo “desenvolvimentismo”, referente à aceleração do crescimento
econômico por meio de iniciativas governamentais.
Para implementar seu “Plano de Metas” desenvolvimentista, Juscelino Kubitschek atraiu capitais internacionais, responsáveis pela grande expansão industrial do período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário