O ano de 2001 foi pródigo em acusações e denúncias
a poderosos parlamentares brasileiros, as quais redundaram em renúncias e perdas de mandatos. Alguns
desses representantes do Poder Legislativo foram chamados de coronéis pela imprensa do país. De forma
mais precisa, podemos definir o coronelismo como:
a) O fenômeno caracterizado pela influência de determinados políticos, decorrente de sua vinculação
com regimes militares, o que estreitou seus contatos com generais e coronéis.
b) A prática de determinados setores do exército que
pretendiam estabelecer uma ampla política de
reformas no Brasil, durante a República Velha.
c) A ação política de poderosos proprietários rurais
que controlavam a administração de determinados
municípios e estabeleciam uma relação clientelista
com seus eleitores.
d) A ação política de antigos membros das Forças
Armadas vinculados à Ditadura Militar e que
dispõem, atualmente, de mandatos legislativos.
e) A atuação dos poderosos políticos nordestinos que
controlam os investimentos e os órgãos do
Governo Federal em sua região.
Este fenômeno político, definido como forma de clientelismo local, foi uma das bases de sustentação da
República Velha (1889 a 1930).
Nenhum comentário:
Postar um comentário