A Proclamação da República, em novembro de 1889,
apontou para a crise decorrente das transformações
econômicas e sociais verificadas no país desde a
segunda metade do século XIX. Com relação a essas
transformações, podemos afirmar que:
a) a abolição da escravidão foi contrária aos interesses
dos novos setores agrários, representados pelos
cafeicultores do Oeste paulista.
b) as instituições monárquicas haviam se tornado incapazes de realizar as mudanças necessárias para a
dinamização da vida social e econômica do país.
c) os setores populares, como os trabalhadores do
campo e da cidade, e as classes médias atuaram ativamente para a mudança do regime monárquico.
d) o Exército brasileiro, após a Guerra do Paraguai, foi
o único segmento da sociedade a permanecer fiel à
monarquia.
e) apesar de o país atravessar uma série de mudanças,
o poder econômico continuava nas mãos dos antigos comerciantes portugueses.
Na realidade, a Monarquia Brasileira já havia realizado
as mudanças socioeconômicas no País através da cafeicultura e da abolição da escravidão. A inadequação
era política, isto é, o Império centralizado não se adequou às transformações na economia e na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário