Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a
lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que abolia
o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa
lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, "a Lei de
Terras".
Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta.
a) A lei de Terras facilitava a ocupação de propriedades
pelos imigrantes que passaram a chegar ao Brasil.
b) A lei de Terras dificultou a posse das terras pelos
imigrantes, mas facilitou aos negros libertos o
acesso a elas.
c) O governo imperial, temendo o controle das terras
pelo coronéis, inspirou-se no "Act Homesteade"
americano, para realizar uma distribuição de terras
aos camponeses mais pobres.
d) A lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e
obrigar os imigrantes a vender sua força de trabalho
para os cafeicultores.
e) O objetivo do governo imperial, com esta lei, era
proteger e regularizar a situação das dezenas de
quilombos que existiam no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário