Em linhas gerais, pode-se dizer que a
Grande Depressão (1929) resultou principalmente
a) da queda da exportação, desemprego e aumento de
consumo interno.
b) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os
preços dos gêneros agrícolas.
c) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos
estoques de ouro para sanear as finanças.
d) da superprodução industrial e agrícola, que foi se
evidenciando quando o mercado não conseguiu mais
absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
e) da emissão de papel-moeda e o abandono do padrão-ouro
que permitiram ao Banco Central financiar o seguro desemprego.
A crise ocorreu, além de outros fatores, devido da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário