Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o
governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco
tempo se espalharam por outras regiões da colônia,
permanecendo até sua expulsão, pelo governo de
Portugal, em 1759.
Sobre as ações dos jesuítas nesse
período, é correto afirmar que
a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo
desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo
reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos
colonos, por meio da criação de colégios secundários
e escolas de “ler e escrever”.
d) causaram constantes atritos com os colonos por
defenderem, esses religiosos, a preservação das
culturas indígenas.
e) formularam acordos políticos e diplomáticos que
garantiram a incorporação da região amazônica ao
domínio português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário