A política internacional do regime Vargas, entre 1930-
1945, pode ser definida como de:
a) tentativa de formação de um pacto de aliança com os
demais países da América Latina, visando a garantir a
neutralidade da região.
b) apoio à Alemanha, pelas afinidades do regime com o
nazi-fascismo.
c) aproximação com os Estados Unidos porque este
país era a potência hegemônica nas Américas.
d) desinteresse pelas relações internacionais, pois o
Brasil buscava firmar o processo de industrialização,
voltado para o mercado interno.
e) oscilação entre a Alemanha e as nações
democráticas até optar pelas últimas.
O Estado Novo (1937-45) implantado por Getúlio
Vargas, por ter algumas características de cunho
fascista, tendeu a aproximar-se da Alemanha Nazista.
Entretanto, devido à dependência econômica em
relação aos Estados Unidos, o Brasil permaneceu
neutro no início da Segunda Guerra Mundial, oscilando
entre manifestações de apoio ora ao Eixo, ora aos
aliados. Entretanto, em 1942, crescentemente
comprometido com os EUA, que financiariam a
construção da Usina de Volta Redonda, o governo
Vargas declarou guerra à Alemanha, alegando estar
reagindo ao torpedeamento de navios brasileiros por
submarinos alemães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário