![]() |
| (http://bernardoschmidt.blogspot.com.br) |
Observe o cartaz de propaganda do Partido Democrático
de São Paulo para as eleições legislativas de 1927.
Considerando a imagem e os conhecimentos sobre a
história política da época, pode-se concluir que esse
Partido
a) expunha a facilidade de manipulação de analfabetos
pela classe política dominante.
b) denunciava o controle político dos votantes favorecido
pelo voto a descoberto.
c) condenava as eleições regulares de representantes
políticos na Primeira República.
d) criticava o domínio do poder federal por políticos de
São Paulo e de Minas Gerais.
e) reivindicava a liberdade de imprensa como condição
necessária à democracia.
O Partido Democrático foi fundado em São Paulo no
ano de 1926, pela ala mais progressista do Partido
Republicano Paulista, ligada aos setores urbanos e à
indústria. O cartaz mostra as intenções reformistas da
nova agremiação, defensora do voto secreto e crítica
do coronelismo vigente na “República das Oligarquias”, com sua prática de “currais eleitorais”, de
clientelismo político e de “voto de cabresto”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário