Considere as afirmações a seguir sobre a rede urbana brasileira.
I. O processo de urbanização, acelerado na década de 1990, produziu uma nova categoria de
cidades, as cidades globais, cuja concentração maior está na região Sudeste, pois é a região
mais integrada ao mercado mundial.
II. A região Norte ainda não apresenta cidades com características de metrópoles regionais. A
grande dimensão territorial e a fraca integração econômica fazem com que as cidades da
região tenham mais relações com as metrópoles regionais do Nordeste e Centro-Oeste.
III. Cada vez mais, São Paulo centraliza as funções de metrópole nacional e global, pois é o
“nó” de vários fluxos que integram a economia nacional à global: capitais, mercadorias,
informações etc.
IV. Na atualidade, a ideia de uma rede urbana hierárquica está ultrapassada, pois cada centro
urbano, independente de seu tamanho populacional consegue manter relações econômicas,
políticas e sociais com outros centros.
Está correto somente o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Ainda existe uma hierarquia pois o centro principal ainda mantém a maior parte dos serviços e recursos. As regiões metropolitanas dependem de forma acentuada do centro urbano, isso explica o fenômeno da migração pendular!
ResponderExcluirQuestiono esse gabarito!!!!