O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi influenciado pelos acontecimentos internacionais que
marcaram o pós-guerra. A política econômica adotada
em seu governo tinha como principal objetivo
a) o aumento da intervenção do Estado, que passou a
controlar as importações, diminuindo as tarifas
alfandegárias.
b) a manutenção de uma política de confisco para combater a inflação que, entretanto, não prejudicou os
ajustes salariais dos trabalhadores.
c) a liberalização do câmbio, aumentando as importações de produtos supérfluos, sem adotar uma política
de seleção nas importações.
d) a adoção de uma política liberal e nacionalista, favorável aos negócios das empresas nacionais.
e) a manutenção das condições favoráveis à acumulação
de capital, por meio de uma política social democrática e nacionalista.
Os primeiros três anos do quinquênio do governo
Dutra (1946-51) singularizaram-se pela adoção de
uma política econômica liberal com efeitos danosos
para nossa economia: gasto, com a importação de
produtos supérfluos e suntuários (na maioria de
procedência norte-americana), de grande parte das
reservas cambiais acumuladas pelo governo Vargas
durante a Segunda Guerra Mundial, graças às
exportações efetuadas no período. Assim, quando
Dutra, em 1949, resolveu optar pelo intervencionismo
do Plano Salte, os recursos disponíveis revelaram-se
insuficientes.