A finalidade deste espaço digital é trazer questões que possam ajudar os candidatos ao Concurso de Admissão ao Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) no âmbito Exército Brasileiro. Se você possui provas anteriores do concurso mande o artigo em pdf para o seguinte e_mail: gpm.mil@gmail.com. Iremos disponibilizar as questões aqui neste sítio. Poderá, ainda, deixar seus comentários nas questões, como complemento aos assuntos. OBRIGADO!

➥ BUSCA RÁPIDA

(CHQAO/ESIE - 2025) - QUESTÃO

No transcurso dos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, a diplomacia varguista se manteve neutra com relação ao apoio ao Eixo ou às nações aliadas. Esta estratégia getulista ficou conhecida como equidistância pragmática e visava atingir vantagens comerciais aos objetivos do poder nacional. Em troca da instalação de bases militares no Nordeste Brasileiro em apoio aos Aliados, o Brasil teve como vantagem a (o):
a) Transferência da tecnologia de fabricação do fuzil M1 Garand.
b) Abertura e asfaltamento da rodovia BR 040 (Presidente Washington Luis).
c) Construção da Cidade de Brasília (DF).
d) Criação da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).
e) Financiamento para a construção da CSN.

A política de “equidistância pragmática” de Getúlio Vargas permitiu ao Brasil negociar apoio aos EUA e aos Aliados em troca de benefícios estratégicos.
A principal contrapartida obtida foi o financiamento norte-americano para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), marco central do processo de industrialização brasileira.

Resposta correta: e) Financiamento para a construção da CSN.

(Comentário de IA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário