A finalidade deste espaço digital é trazer questões que possam ajudar os candidatos ao Concurso de Admissão ao Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) no âmbito Exército Brasileiro. Se você possui provas anteriores do concurso mande o artigo em pdf para o seguinte e_mail: gpm.mil@gmail.com. Iremos disponibilizar as questões aqui neste sítio. Poderá, ainda, deixar seus comentários nas questões, como complemento aos assuntos. OBRIGADO!

➥ BUSCA RÁPIDA

(CHQAO/ESIE - 2025) - QUESTÃO

D. João VI é, até hoje, uma figura polêmica na História Brasileira. Tendo passado para memória coletiva de forma caricata como um glutão, obeso, maltrapilho, indeciso e até mesmo covarde, Porém, recebeu de Napoleão, em seus escritos durante o exilio na ilha de Santa Helena, o rasgado elogio de ter sido o monarca português "o único a me tapear em todos os tempos".
Para o Brasil, contudo, parece impossível menosprezar a relevância da chamada transmigração da corte portuguesa. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das medidas tomadas durante do Período Joanino (1808-1821).
a) Decretação da Abertura dos Portos às Nações Amigas, ampliando o processo de desenvolvimento de uma sólida classe de comerciantes.
b) Convocação de uma Assembleia Constituinte, que outorga a primeira Magna Carta brasileira, alçando o Brasil a categoria Reino Unido a Portugal e Algarve.
c) Fundação do Jardim Botânico para desempenhar as funções de instituto agronômico e dirigir pesquisas sobre espécies vegetais
d) Assinatura, em 1810, dos Tratados de Aliança e Amizade de Comércio e Navegação, que garantiram a taxação privilegiada para os produtos britânicos.
e) Criação das Escolas de Matemática, Ciências, Física e Engenharia; Médico-cirúrgica e de Comércio e Administração para qualificar profissionais nas respectivas áreas.

A alternativa que NÃO corresponde a uma medida tomada durante o Período Joanino é: b) Convocação de uma Assembleia Constituinte, que outorga a primeira Magna Carta brasileira, alçando o Brasil a categoria Reino Unido a Portugal e Algarve.

Por quê?

  • Não houve Assembleia Constituinte no Período Joanino (1808–1821).

  • O Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves em 1815, mas por decisão régia de D. João VI, não por meio de uma Constituição.

  • A primeira Constituição brasileira só viria em 1824, já no Primeiro Reinado de D. Pedro I.

As demais alternativas descrevem medidas efetivamente tomadas no período, como a Abertura dos Portos (1808), os Tratados de 1810, a fundação do Jardim Botânico e a criação de diversas instituições de ensino técnico e científico.

(Comentário de IA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário