A finalidade deste espaço digital é trazer questões que possam ajudar os candidatos ao Concurso de Admissão ao Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) no âmbito Exército Brasileiro. Se você possui provas anteriores do concurso mande o artigo em pdf para o seguinte e_mail: gpm.mil@gmail.com. Iremos disponibilizar as questões aqui neste sítio. Poderá, ainda, deixar seus comentários nas questões, como complemento aos assuntos. OBRIGADO!

➥ BUSCA RÁPIDA

(QUESTÃO Albert Einstein) - PROCESSO SELETIVO CHQAO

A Independência [...] concebeu a ideia de Império e preservou os interesses enraizados em torno do Paço do Rio de Janeiro. Também incluiu a criação de um Estado que centralizava a América portuguesa e conseguiu impedir a fragmentação do território, sobretudo em comparação com a experiência da América espanhola – trouxe ao Império a adesão das províncias, ainda que com o uso da força. Vitoriosa, a Independência manteve a escravidão e determinou a especificidade política do Estado que se formou no Brasil e de seu sistema de governo definido por uma monarquia constitucional representativa. 

(Heloisa M. Starling e Antonia Pellegrino (orgs.). Independência do Brasil: as mulheres estavam lá, 2022.)

Ao tratar da Independência do Brasil, o excerto destaca 
a) a influência econômica europeia, definida pela dependência em relação ao mercado britânico. 
b) o caráter negociado de um processo pacífico, distinto do que ocorreu na América espanhola. 
c) o prevalecimento do modelo monárquico absolutista, herdado da antiga metrópole portuguesa. 
d) a construção da unidade política nacional, obtida por meio de estratégias político-militares. 
e) a realização de um conjunto de reformas sociais, extinguindo as formas compulsórias de trabalho. 


O Brasil preservou seu território e a escravidão ao implantar, inclusive por meio da repressão aos movimentos republicanos separatistas, uma monarquia centralizada, conservadora e aristocrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário