Os poucos grupos operários que foram procurar o
general Isidoro no quartel da Luz para aderirem à
revolução nem sequer foram por ele recebidos, embora o
general recebesse facilmente os representantes da
Associação Comercial.
(José de Souza Martins, Folha de S.Paulo, 11.06.2004)
O fragmento faz referência à Revolução de 1924. Esse
evento relaciona-se com
a) a Campanha Civilista, que opôs os candidatos Hermes
da Fonseca, alagoano, e Pinheiro Machado, gaúcho.
b) as primeiras crises políticas da República, como a que
depôs o presidente Arthur Bernardes.
c) as manifestações operárias organizadas pelo Partido
Comunista Brasileiro contra a posse do presidente Washington Luís.
d) as radicais reformas urbanas pelas quais passava a
cidade de São Paulo, conforme proposta do prefeito
Antonio Prado Júnior.
e) a ação do movimento tenentista, que questionava a
ordem oligárquica da chamada I República (1889-
1930).
A Revolução de 1924 em São Paulo, liderada pelo
General Isidoro Dias Lopes(único oficial de alta
patente ligado ao Tenentismo) foi, com a Revolta dos
18 do Forte(1922) e a Coluna Prestes(1924-27), uma
das principais manifestações do movimento de jovens
oficiais do Exército contrários à República das
Oligarquias. Como também aconteceu com os dois
outros episódios citados, a Revolução de 1924
fracassou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário