Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava
a) os gaúchos à defesa do governo provisório de Vargas,
ameaçado pelas forças separatistas dos estados.
b) os paulistas e os habitantes do estado de São Paulo à
luta pela constitucionalização do país.
c) os jovens a ingressarem na Força Expedicionária
Brasileira, na luta contra o nazi-fascismo.
d) os operários à mobilização pela legislação trabalhista,
cujo projeto fora vetado pelo Congresso Nacional.
e) os empresários a defenderem a livre iniciativa eco nô -
mica, ameaçada pelo governo da Aliança Liberal.
A Revolução Constitucionalista de 32 representou um
esforço da oligarquia paulista para recuperar o
poder político, do qual fora alijada em 1930. Visando
cooptar toda a população do estado (o que incluía
brasileiros não-paulistas e numerosos imigrantes), a
propaganda revolucionária enfatizou o fato de o
Governo Provisório de Vargas não ser regido por
uma Constituição. Os líderes do movimento esperavam também que o tema da reconstitucionalização
sensibilizasse outros estados – o que não ocorreu, pois
somente Mato Grosso apoiou São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário