➥ BUSCA RÁPIDA

A finalidade deste espaço digital é trazer questões que possam ajudar os candidatos ao Concurso de Admissão ao Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) no âmbito Exército Brasileiro. Se você possui provas anteriores do concurso mande o artigo em pdf para o seguinte e_mail: gpm.mil@gmail.com. Iremos disponibilizar as questões aqui neste sítio. Poderá, ainda, deixar seus comentários nas questões, como complemento aos assuntos. OBRIGADO!

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

(PUC-SP) - QUESTÃO

A Guerra do Paraguai (1865-1870) envolveu também a Argentina, o Brasil e o Uruguai. Sobre essa guerra, pode-se dizer que 

a) derivou exclusivamente dos interesses expansionistas paraguaios, que pretendiam obter uma saída para o mar e, para tanto, desafiaram Argentina, Brasil e Uruguai, que se uniram para defender a soberania de seus territórios. 
b) foi o único conflito militar da América do Sul, embora persistam até hoje disputas políticas, comerciais e diplomáticas entre argentinos, brasileiros, paraguaios e uruguaios, todos em busca da hegemonia continental. 
c) derivou da disposição imperialista inglesa, que pretendia vender seus produtos manufaturados no mercado interno do Paraguai e, para tanto, forçou Argentina, Brasil e Uruguai a atacarem o país vizinho. 
d) foi o maior conflito militar da América do Sul e se relacionou às dificuldades no processo de formação nacional dos países hispano-americanos e aos anseios expansionistas de argentinos, brasileiros e paraguaios. 
e) derivou da intransigência do governo imperial brasileiro, que pretendia ampliar o território nacional na região do Prata e, para tanto, obrigou o Paraguai a reagir para preservar sua autonomia.


A Guerra do Paraguai pode ser considerada o maior conflito da América do Sul pelos contingentes militares envolvidos e pelo número de vítimas que causou. Em termos de expansionismo territorial, porém, o peso maior da responsabilidade no conflito deve ser imputado ao projeto do Paraguay Mayor, de Solano López. Com efeito, o Brasil tinha ambições de hegemonia (mas não de expansão territorial) sobre a Bacia Platina; e a Argentina, embora tenha se apropriado de algumas áreas paraguaias ao término do conflito, já havia abandonado, na época, suas antigas aspirações de restaurar a unidade do Vice-Reino do Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas neste espaço digital: