O período de 1900 a 1930, identificado no processo histórico brasileiro como República Velha, teve por traço marcante:
a) o fortalecimento da burguesia mercantil, que se utilizou do Estado como instrumento coordenador do desenvolvimento.
b) a abertura para o capital estrangeiro, principal alavanca do rápido desenvolvimento da região amazônica.
c) a modificação da composição social dos grandes centros urbanos, com a transferência de mão-de-obra do Centro-Sul para áreas do Nordeste.
d) o pleno enquadramento do Brasil às exigências do capitalismo inglês, ao qual o país se mantinha cada vez mais atrelado.
e) o predomínio das oligarquias dos grandes Estados, que procuravam assegurar a supremacia do setor agrário-exportador.
Um pequeno grupo de famílias dominava o cenário político e econômico brasileiro daquela época. Todos eram grandes latifundiários, obtendo lucros investindo na agroexportação de seus produtos, principalmente o café. Toda a República Velha é marcada pela ação desta elite, que ditava a economia de um país inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário