Leia os textos.
Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham
menos e têm dificuldades de subir na carreira.
As mulheres brasileiras já engravidam menos na
adolescência, estudam mais do que os homens e
tiveram aumento maior na renda média mensal,
segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE,
retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas
ainda ganham salários menores e têm dificuldades
em ascender na carreira. ( Acesso em: 29.08.2016.
Adaptado.)
Homens recebem salários 30% maiores do que as
mulheres no Brasil
O Brasil apresenta um grande nível de disparidade
salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma
idade e de mesmo nível de instrução que eles. (Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.)
Dentre os motivos que explicam essa disparidade, podemos destacar corretamente
a) a recente incorporação das mulheres no mercado de
trabalho, legalizada a partir da Constituição Federal de
1967.
b) a grande participação das mulheres na indústria da
construção civil, causando grande concorrência entre
elas e reduzindo o salário das trabalhadoras.
c) o papel dos sindicatos, que colocam a luta das
mulheres trabalhadoras em segundo plano, seguindo o
que está escrito na Consolidação das Leis do Trabalho
(CLT).
d) o entendimento, por parte de alguns gestores empresariais, de que as mulheres se ausentam mais do
trabalho, pois o cuidado com a família ainda é visto
como função feminina.
e) a cultura matriarcal, que valoriza mais o trabalho da
mulher, e a questão reprodutiva, em que empregadores
obtêm ganhos produtivos quando as funcionárias saem
de licença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário