Com relação à Divisão em Complexos Regionais Brasileiros, só NÃO podemos afirmar que:
a) "O geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs, em 1967. a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais, a saber: o complexo do Nordeste, o complexo do Centro Sul e o complexo da Amazônia.
b) A divisão em Complexos Regionais parte de critérios
como o processo de formação histórico e econômico
do Brasil, associado à modernização brasileira, por
meio de suas atividades produtivas.
c) A divisão em Complexos Regionais tem como critério
os limites político-administrativos que coincidem com
os limites entre os estados. Não leva em conta questões
de ordem socioeconômica.
d) A divisão em complexos regionais não tem finalidades estatísticas, como a divisão regional oficial (IBGE) ela surgiu como síntese geográfica de um século de integração nacional e continua a ser um instrumento eficaz para a compreensão da dinâmica de valorização do território brasileiro.
e) No final da década de 1960, o Centro-Sul já tinha se consolidado como o coração econômico do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário