Quanto à formação do território brasileiro, podemos afirmar que
a) a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com o Sul,
provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro.
b) a pecuária no rio São Francisco, desenvolvida a partir das numerosas vilas da Zona da Mata, foi um elemento importante na integração do território nacional.
c) a economia baseada, no século XVI, na exploração
das drogas do sertão integrou a porção Centro-Oeste à região Sul.
d) a economia açucareira do Nordeste brasileiro,
baseada no binômio plantation e escravidão, foi a
responsável pela incorporação, ao Brasil, de territórios pertencentes à Espanha.
e) a extração do pau-brasil, promovida pelos paulistas,
por meio das entradas e bandeiras, foi importante
na expansão das fronteiras do território brasileiro
A atividade mineradora do século XVIII recebeu aporte
da produção pecuária do sul, e era através do porto do
Rio de Janeiro que a produção era escoada.
A atividade pecuária no Vale do São Francisco teve o
próprio rio como eixo. As drogas do sertão possibilitaram a ocupação rarefeita do vale de alguns rios amazônicos. O pau-brasil, atividade de escambo, restringiu-se à porção litorânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário