QUESTÃO

Texto 1

Venezuelanos com fome brigam por restos de comida nos lixões
A profunda crise que aflige a Venezuela trouxe como consequências escassez e fome, o que levou famílias inteiras a buscar restos de alimentos nos lixões e, muitas vezes, a brigar com outras pessoas sem recursos, por um resíduo comestível ou algum material reciclável que possa ser vendido.
Ao serem consultadas, algumas das pessoas que vasculham o lixo disseram que, embora existam muitos lixões, nem todos são proveitosos.
Os "melhores" lugares, com "comida boa", são os que recebem as sobras de restaurantes, padarias e mercados, e são justamente esses os "territórios" mais movimentados e mais "disputados" pelos necessitados, e também por alguns grupos que se aproveitam da situação.

Disponível em: www.noticias.uol - Acesso em: 29/07/2018.
Texto 2

O bicho
Vi ontem um bicho 
Na imundície do pátio 
Catando comida entre os detritos. 

Quando achava alguma coisa, 
Não examinava nem cheirava: 
Engolia com voracidade. 

O bicho não era um cão, 
Não era um gato, 
Não era um rato. 

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145.

Pela leitura global dos textos, infere-se que

a) no texto do escritor Manuel Bandeira, a um predomínio da linguagem fática, uma vez que o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para estabelecer uma relação com o leitor. Isso é característico de texto que usa como veículo sites.
b) o texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
c) no primeiro texto, publicado por um site jornalístico, a linguagem predominante é a conativa, porque tem como principal função informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
d) no texto “Venezuelanos com fome brigam por restos de comida nos lixões”, a intenção é conscientizar o leitor sobre o lixo que diariamente é depositado em nossas calçadas.
e) ambos os textos tratam do mesmo tema, sobre um mesmo ponto de vista e gênero textual. A linguagem usada é clara, objetiva, concisa e quer informar o leitor sobre um problema atual conhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário