"Há uma distribuição desigual das reservas de água no planeta. 95,6% dessas reservas estão nos oceanos e mares e, portanto, só podem ser utilizadas após dessalinização. Dos 4,4% que restam somente cerca de 1/3 está disponível na superfície e no subsolo, o restante é constituído por geleiras e neves de difícil utilização".
(Adaptado de Geografia geral e do Brasil - Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. Ed Scipione).
Os fatos citados acima, aliados à crescente demanda por água em diferentes partes do mundo, expõem a importância que a posse de grandes reservas de água doce representa para o futuro.
Em relação aos recursos hídricos brasileiros, assinale a afirmativa correta.
a) A disponibilidade dos recursos hídricos é desigual, sendo mais elevada na região Norte do país onde é encontrado o clima equatorial.
b) Os grandes centros urbanos do país concentrados na porção Centro-Sul, em áreas de clima úmido, não enfrentam problemas associados à demanda por água.
c) O aquífero Guarani, um grande reservatório de água subterrânea inteiramente localizado no território brasileiro, constitui uma das grandes reservas hídricas do Brasil.
d) A maior parte da água retirada dos mananciais brasileiros se destina ao consumo humano e industrial.
e) Na atualidade, a contaminação das águas superficiais é um problema associado apenas à região Sudeste, onde se concentra grande parte da produção industrial do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário