Não é minha intenção que não haja escravos... nós só
queremos os lícitos, e defendemos (proibimos) os ilícitos. Essa posição do jesuíta Antônio Vieira, na segunda
metade do século XVII,
a) aceita a escravidão negra mas condena a indígena.
b) admite a escravidão apenas em caso de guerra justa.
c) apóia a proibição da escravidão aos que se convertem ao cristianismo.
d) restringe a escravidão ao trabalho estritamente
necessário.
e) conserva o mesmo ponto de vista tradicional sobre a
escravidão em geral.
Os jesuítas argumentavam que os índios eram livres
por sua própria natureza, ao passo que os negros, como
descendentes de Cam (filho amaldiçoado de Noé),
tinham a sina de servir como escravos. Na realidade, os
jesuítas protegiam os indígenas contra a escravidão,
mas serviam-se deles como mão-de-obra gratuita.