➦ (UNIFESP) - No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.
a) Incorreto – a formação e crescimento das cidades médias não são consequências da metropolização, mas sim da desmetropolização.
b) Correto – a metropolização resultou na formação de grandes metrópoles nacionais, com grandes centros populacionais.
c) Incorreto – Belo Horizonte, ao menos por enquanto, não é uma cidade mundial. Além disso, os investimentos nessas cidades ocorreram, principalmente, ao longo do século XX e não no século XXI.
d) Incorreto – as megacidades brasileiras são Rio de Janeiro e São Paulo, ou seja, elas não estão dispersas, mas concentradas em uma única região do país.
e) Incorreto – as metrópoles regionais são consequências da metropolização, porém elas não se constituíram como megacidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário