(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

”A Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou, no primeiro trimestre, o maior número de beneficiários de planos privados de saúde em sete anos. De acordo com dadas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de janeiro a março, foram 1.407.632 usuárias ativos, número mais alto desde o período entre julho e setembro de 2015, quando 1.409.985 pessoas mantinham contratos em operadoras. Além disso, foi a sexta alta seguida desde setembro de 2020, já durante o período da pandemia da Covid-19. O índice registrado neste ano ainda é o melhor para o lº trimestre também desde 2015, quando 1.484.117 moradores das 20 cidades da RMC estavam cadastradas em convênios particulares de saúde”.
Fonte: CARVALHO, Marcello. Região Metropolitana de Campinas fecha trimestre com maior nº de beneficiários de planos de saúde em 7 anos. Disponível em: https://gl.globo.com/sp/campínasregiao/noticia/2022/05/17/regiao-metropolitana-de-campinas-fecha-trimestre-com-maior-no-de-beneficiarios-deplanos-de-saude-em-7-anos.ghtml. Acesso em 16 de maio de 2022

Sobre as regiões metropolitanas brasileiras, assinale a opção FALSA: 
a) Asregiões metropolitanas brasileiras foram criadas por lei aprovada no Congresso Nacional em 1973, que as definiu cono “um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconornicamente a uma cidade central com serviços públicos e infraestrutura comum. 
b) Os estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. 
c) À medida que as cidades vão se expandindo horizontalmente, ocorre a conurbação, ou seja, elas se tornam descontínuas e separadas. Por terem administrações diferentes, torna-se impossível a união espacial, isto é, não aparentam ser uma única cidade. 
d) São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles nacionais, pelo fato de polarizarem o país inteiro. Como vimos, ambas também são consideradas cidades globais por estarem mais fortemente integradas aos fluxos mundiais. 
e) Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) também são regiões metropolitanas, mas os municípios que as integram situam-se em mais de uma Unidade da Federação e, por causa disso, são criadas por lei federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário