(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

“As atividades agropecuárias e a cadeia produtiva que as envolve foram responsáveis por 23% do PIB nacional. O Brasil é líder mundial na produção e exportação de café, açúcar, álcool e suco de frutas (sobretudo da laranja, responsável por mais da metade da produção, mas com destaque também para sucos de maçã, frutas vermelhas, tomate e uva), e o maior exportador mundial de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro” 
Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil, volume único. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

Sobre a produção agropecuária brasileira, marque a alternativa CORRETA: 
a) Atualmente, as fronteiras agrícolas se expandem principalmente pelo Centro-Oeste e pela periferia da Amazônia, em regiões de relevo relativamente plano, viabilizando a mecanização, e de solos e climas favoráveis, utilizando-se de corretivos e, em alguns momentos, de irrigação. 
b) Apesar da relevância do Centro-Oeste para a produção agrícola, a estrutura produtiva do setor está migrando para a macrorregião nordeste, haja vista os incentivo governamentais que visam fomentar o desenvolvimento da região, além do clima favorável e da disponibilidade de terras do interior do nordeste para fomento da agricultura. 
c) A macrorregião sul, com o passar dos anos, perdeu sua relevância no tocante à participação no valor da produção agrícola. Isso se deve pelo fato da mudança dos conglomerados agroindustriais para a região sudeste, que atualmente possui a agropecuária mais moderna do país. 
d) Nos dias atuais, as fronteiras agrícolas estão indo em direção ao Sudeste, devido a fatores logísticos, como proximidade dos portos e diminuição das distâncias percorridas por estradas, e a fatores tecnológicos, haja vista que as máquinas estão fortemente concentradas nessa região. 
e) A região Norte apresenta a menor participação no valor da produção agrícola. Tal decréscimo de receitas está atrelado ao retraimento das fronteiras agrícolas, deixando de ocupar as áreas periféricas da Amazônia, e esgotamento da região Norte para as culturas de grande escala, como soja, milho, algodão, café, cana e cacau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário