(CHQAO/ESIE - 2023) - QUESTÃO

Durante o Primeiro Reinado, ocorreram revoltas regionais que ameaçaram a unidade territorial do Brasil. No sul do país, a Guerra da Cisplatina revelou intensas disputas na região da foz do rio da Prata, considerada ponto estratégico para economia da região. Sobre esse conflito: 
a) Ficou evidenciada a superioridade militar brasileira, ao sufocar as rebeliões separatistas na região, garantindo a manutenção da posse do território. 
b) Contribuiu para a consagração pública de D. Pedro I e para o período de estabilidade política e social que sucedeu ao evento. 
c) Reforçou os laços de identidade cultural entre a província da Cisplatina e as demais regiões brasileiras, demonstrado na diversidade da composição do Exército brasileiro. 
d) Contou com o apoio do Uruguai, que pretendia anexar a região ao seu território, fato decisivo para o sucesso da emancipação da Cisplatina. 
e) Contribuiu para o desgaste da imagem de D. Pedro I, visto que o conflito representou um gasto financeiro para os cofres públicos e o Brasil amargou a perda da Cisplatina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário