(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

“O potencial energético no Brasil é privilegiado se comparado ao de muitos outros países. A utilização de fontes renováveis, como o aproveitamento hidrelétrico, e a obtenção de energia a partir da biomassa são expressivas. Além disso, a produção de petróleo e gás natural, fontes não renováveis, tem aumentado gradualmente”. 
Fonte: SENE, Eustáquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6ª ed. São Paulo: Ática 2018.

Após a leitura do texto acima sobre o panorama do setor energético do Brasil, marque a alternativa CORRETA: 
a) O Brasil, por possuir expressivo potencial energético, já é autossuficiente no tocante a energia desde o final do século XX, sendo o maior exportador de energia elétrica da América do Sul, 
b) Apesar do privilegiado potencial energético, o Brasil ainda importa energia. Para que o Brasil atinja a autossuficiência energética, são necessários investimentos na produção, na transmissão e na distribuição de energia, além da modernização industrial e dos sistemas de transporte, urbano e de cargas, visando à diminuição de consumo de energia nesses setores. 
c) Brasil não precisa mais importar energia, pois a crise econômica mundial de 2009, juntamente com a recessão econômica ocorrida entre os anos de 2014 e 2016, fez com que o país diminuísse o consumo, não dependendo mais da energia externa.
d) Mesmo tendo elevado potencial energético, a produção brasileira de energia eólica vem caindo drasticamente, haja vista não haver mais interesse do país em investir nesse tipo de fonte de energia não renovável. 
e) Atualmente, o Brasil está investindo na instalação de usinas termelétricas, visando substituir gradativamente as usinas hidrelétricas, haja vista que a energia termelétrica é mais barata e menos poluente, Com essa atitude, o Brasil pretende evitar novas crises no setor energético, como as que ocorreram em 2001, 2009, 20t1 e 2013, que provocaram diversos “apagões” em várias regiões do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário