(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

Rio de Janeiro. cidade de contrastes”. Essa frase sintetiza alguns dos problemas gerados pela urbanização acelerada e sem planejamento que ocorrem na maioria dos grandes centros urbanos, como a segregação socioespacial a que grande parte dos habitantes das cidades está submetida. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre o assunto em tela:
I - A necessidade de percorrer grandes distâncias diariamente no percurso casa-trabalho-casa, em função da distribuição desigual de empregos pela cidade, e a falta de um transporte público eficiente eram um número elevado de automóveis particulares nas vias públicas. 
II - As várzeas dos rios são áreas de risco porque estão sujeitas ao regime fluvial. O problema das enchentes é agravado pela impermeabilização cada vez maior do solo e pelo descarte inadequado do lixo, que dificultam a vazão da água nos períodos de chuva. 
III - A especulação imobiliária tem tomado o solo urbano cada vez mais barato, incluindo a população de baixa renda nas áreas com melhor infraestrutura, porque são as menos valorizadas. Assim, grande parte da população se instala em assentamentos regulares, como encostas de morros e várzeas de rios, não sendo áreas de risco para estabelecimento de moradias. 
IV - A violência em geral é maior nos grandes centros urbanos, onde a desigualdade social é mais acentuada. Na tentativa de diminuir a sensação de insegurança, proliferam os condomínios residenciais fechados e o setor privado de segurança. 
V - O aumento na concentração de poluentes na atmosfera nos centros urbanos é causado pelo lançamento de partículas geradas, sobretudo, pela queima dos combustíveis dos veículos. Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças cardíacas e respiratórias não têm sido associadas à presença de partículas poluentes nos pulmões e na corrente sanguínea dos habitantes dos grandes centros urbanos. 
Assinale a opção que contém somente as afirmativas CORRETAS:
a) I, II, IV e V
b) II, III e V
c) I, II, III e IV
d) I, II e IV
e) I, II, III, IV e V


Comentário:

CORRETO - A necessidade de percorrer grandes distâncias diariamente no percurso casa-trabalho-casa, em função da distribuição desigual de empregos pela cidade, e a falta de um transporte público eficiente eram um número elevado de automóveis particulares nas vias públicas. 
CORRETO - As várzeas dos rios são áreas de risco porque estão sujeitas ao regime fluvial. O problema das enchentes é agravado pela impermeabilização cada vez maior do solo e pelo descarte inadequado do lixo, que dificultam a vazão da água nos períodos de chuva. 
INCORRETO - A especulação imobiliária tem tomado o solo urbano cada vez mais barato, incluindo a população de baixa renda nas áreas com melhor infraestrutura, porque são as menos valorizadas. Assim, grande parte da população se instala em assentamentos regulares, como encostas de morros e várzeas de rios, não sendo áreas de risco para estabelecimento de moradias. 
CORRETO - A violência em geral é maior nos grandes centros urbanos, onde a desigualdade social é mais acentuada. Na tentativa de diminuir a sensação de insegurança, proliferam os condomínios residenciais fechados e o setor privado de segurança. 
INCORRETO - O aumento na concentração de poluentes na atmosfera nos centros urbanos é causado pelo lançamento de partículas geradas, sobretudo, pela queima dos combustíveis dos veículos. Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças cardíacas e respiratórias não têm sido associadas à presença de partículas poluentes nos pulmões e na corrente sanguínea dos habitantes dos grandes centros urbanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário