(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

“Brasileiros! A assembleia geral legislativa do Brasil, reconhecendo o feliz desenvolvimento intelectual de Sua Majestade o Imperador (S.M.I.), o senhor D. Pedro II [...] houve por bem, por tão ponderosos motivos, declará-lo em maioridade, para efeito de entrar imediatamente no pleno exercício desses poderes, como imperador constitucional e defensor perpétuo do Brasil.” A declaração da maioridade de S.M.I. o Senhor Dom Pedro II (Discursos e documentos por Salles Torres-Homem). 1 vol. In-8º. Rio, 1840.
A citação acima atesta o fato reconhecido na historiografia como o Golpe da Maioridade, datado de 23 de julho de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II e o elevou à condição de Imperador do Brasil. 
Sobre esse evento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi considerado com alternativa única para que o país alcançasse novo patamar de igualdade e justiça social. 
b) Possibilitou a realização da Proclamação da República e da abolição da escravidão, logo após o início do Segundo Reinado. 
c) Representou um período de eclosão de novas rebeliões provinciais, o que impossibilitou a manutenção da unidade nacional. 
d) Representou o triunfo do Partido Conservador e da política empreendida pelo até então regente Araújo Lima. 
e) Materializou os interesses liberais, cuja estratégia baseava-se na derrubada do regente Araújo Lima e na apropriação do comando do governo. 


Comentário:

O Golpe da Maioridade é como ficou conhecida a antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara, sendo anunciada no dia 23 de julho de 1840. Essa ação foi defendida inicialmente pelos liberais, que viam na proposta uma forma de trazer estabilidade política ao país, mas também de afastar os conservadores do poder. Com isso, o herdeiro foi coroado imperador, convertendo-se em d. Pedro II.

Resumo sobre o Golpe da Maioridade

O Período Regencial se iniciou, em 1831, com a abdicação de d. Pedro I.
O Período Regencial ficou marcado por instabilidade política e social.
A antecipação da maioridade do herdeiro era cogitada desde 1835.
Os liberais deram início ao projeto que defendia a antecipação da maioridade do herdeiro.
O Golpe da Maioridade se consolidou em julho de 1840, e, em julho de 1841, d. Pedro II foi coroado imperador do Brasil.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/o-golpe-maioridade.htm) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário