(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

O Segundo Reinado teve início em 23 de julho de 1840, com o Golpe da Maioridade e teve fim em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República. A queda do Império envolveu vários fatores, dentre os quais podemos destacar:
a) A Questão Militar, que representou a perda do apoio do Exército ao Segundo Reinado, visto que após a Guerra do Paraguai os militares adquiriram prestígio e se fortalecerem no cenário social. 
b) A derrota na Guerra do Paraguai, que além de representar consideráveis perdas territoriais, também prejudicou economicamente o Brasil. 
c) A Questão Religiosa, na qual a Igreja deixava de estar subordinada ao Estado e recuperava a autonomia de suas decisões. 
d) A fundação do Partido Republicano Paulista (PRP) que reunia a elite agrária paulista e do Vale do Paraíba, em clara oposição às classes médias urbanas, que mantiveram seu apoio irrestrito a D. Pedro II. 
e) A elite agrária deixou de apoiar D. Pedro II devido a sua política federalista, de concessão de autonomia de decisões às províncias brasileiras. 


Comentário:

O período do Brasil Império teve início com o processo de Independência do Brasil (1821-1825) e terminou com a Proclamação da República (1889). Em 1822, o que era “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves” tornou-se, oficialmente, “Império do Brasil”, o qual estabeleceu como forma de governo uma monarquia constitucional parlamentarista e D. Pedro I como primeiro imperador do Brasil. Tradicionalmente, dividimos o Brasil Império em três fases: Primeiro Reinado (1822-1831), Período Regencial (1831-1840) e Segundo Reinado (1840-1889).

Questão militar

Os militares, após a Guerra do Paraguai (1864-1870), saíram fortalecidos e ocupando, cada vez mais, espaços no debate político. Já o Império, além de ter-se desgastado bastante durante o conflito, saiu extremamente endividado, sobretudo com a Inglaterra.

Após o término da guerra em 1870, os familiares dos militares mortos ou mutilados deveriam receber assistência custeada pelo Império. Contudo, ainda em 1883, esse direito não havia sido pago. Isso ocasionou uma série de embates entre o Exército e a monarquia.

O desfecho desse imbróglio ocorreu com militares influentes aderindo à campanha republicana, representada por nomes civis de prestígio, como Benjamin Constant, Rui Barbosa, Quintino Bocaiuva, entre outros. Assim, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca depôs a monarquia e proclamou a república no Brasil, colocando fim ao período imperial.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/brasil-imperio.htm) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário