(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

Em 2022 completaram-se 200 anos da Independência do Brasil. Nossa emancipação política ocorreu dentro de um processo no qual a transmigração da Corte portuguesa teve papel fundamental, inaugurando o chamado Período Joanino, que findou com a, também indispensável para o processo, Revolução Liberal do Porto (1821). 
Sobre a referida Revolução, assinale a alternativa CORRETA: 
a) Refletiu a insatisfação dos portugueses com o enfraquecimento do Absolutismo metropolitano a partir da entrada das ideias iluministas vindas da colônia. 
b) Foi fruto dos interesses da classe de comerciantes estabelecidos na colônia, os quais, desde o Marques de Pombal, redirecionaram seus lucros da Europa para o Brasil. 
c) Ocorreu por pressão dos grandes proprietários exportadores brasileiros, em especial produtores de açúcar e de algodão que ganharam autonomia com a decretação da abertura dos portos às nações amigas. 
d) Foi ao encontro do desejo das Cortes portuguesas, que objetivam, com o movimento, a manutenção da elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves ocorridas em 1815. 
e) Resultou do descontentamento de grupos sociais e econômicos portugueses, que enxergavam uma subordinação do Reino à Colônia, ansiando pelo fim da autonomia administrativa conferida à Colônia durante a permanência de D. João no Brasil.


Comentário:

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar que exigia o retorno de Dom João VI para Portugal, a restauração do Brasil como colônia portuguesa e a formação de uma monarquia constitucional. Esse movimento teve consequências diretas na independência brasileira, por conta da pressão de Portugal pela recolonização. Dom João VI voltou para Portugal e assinou a nova Constituição portuguesa.

Resumo sobre a Revolução Liberal do Porto

A Revolução Liberal do Porto foi um levante militar ocorrido em Portugal que exigiu a formação de uma monarquia constitucional, a volta de Dom João VI e a recolonização do Brasil.

A crise econômica em Portugal, logo após a expulsão das tropas francesas, provocou a revolução que pretendia manter a colonização do Brasil e sua exploração.

As consequências da revolução foram a elaboração de uma Constituição, a volta de Dom João VI para assiná-la e as pressões sobre o Brasil pela sua independência.

(https://mundoeducacao.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário