(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

“Segundo o Ministério dos Transportes, em 2017, o Brasil apresentava 1,4 milhão de quilómetros de rodovias, dos quais somente 196,6 mil. quilômetros eram pavimentados, contra 47,8 mil quilómetros de ferrovias, 21 mil quilômetros de hidrovias e 8,5 mil quilômetros de costas navegáveis”. 
Fonte: SENE, Eustáquio de: MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

Abaixo temos algumas informações sobre o transporte de cargas no Brasil. Marque a alternativa INCORRETA: 
a) a matriz brasileira de transportes de cargas predomina o modal rodoviário. Quando comparado com os modais ferroviário e hidroviário, o rodoviário é o que menos consome energia para transportar a mesma quantidade de carga por determinada distância, sendo a melhor opção econômica para a logística do Brasil como um todo. 
b) As rodovias apresentam a vantagem da mobilidade, principalmente em trajetos de curta distância, uma vez que as ferrovias dependem de estações, e as hidrovias, de portos, onde há limite no número de trens e embarcações, 
c) Como o país tem dimensões continentais, o modelo de transporte de cargas seria mais eficiente nas esferas econômica e ambiental se tivesse priorizado os sistemas ferroviário e hidroviário-marítimo, que consomem menos energia. 
d) maior consumo de energia do modal rodoviário se reflete em maiores custos para o frete, prejudicando a atividade econômica e a sociedade em geral, maior emissão de poluentes, maior risco de acidentes e maiores congestionamentos nas estradas, zonas portuárias e nos centros urbanos. 
e) A estruturação de uma malha de transportes eficiente envolve a associação entre os modais de “transporte utilizados para deslocar as cargas a longas distâncias, conhecida como sistema intermodal ou multimodal. Nesse sistema, a carga é transportada por caminhões em viagens de curta distância até a estação ferroviária ou o porto, e passa a ser transportada por trens ou navios em viagens de grandes distâncias.


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