“Segundo o Ministério dos Transportes, em 2017, o Brasil apresentava 1,4 milhão de quilómetros de
rodovias, dos quais somente 196,6 mil. quilômetros eram pavimentados, contra 47,8 mil quilómetros de
ferrovias, 21 mil quilômetros de hidrovias e 8,5 mil quilômetros de costas navegáveis”.
Fonte: SENE, Eustáquio de: MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6ª
ed. São Paulo: Ática, 2018.
Abaixo temos algumas informações sobre o transporte de cargas no Brasil. Marque a alternativa
INCORRETA:
a) a matriz brasileira de transportes de cargas predomina o modal rodoviário. Quando comparado com os
modais ferroviário e hidroviário, o rodoviário é o que menos consome energia para transportar a mesma
quantidade de carga por determinada distância, sendo a melhor opção econômica para a logística do
Brasil como um todo.
b) As rodovias apresentam a vantagem da mobilidade, principalmente em trajetos de curta distância, uma
vez que as ferrovias dependem de estações, e as hidrovias, de portos, onde há limite no número de trens e
embarcações,
c) Como o país tem dimensões continentais, o modelo de transporte de cargas seria mais eficiente nas
esferas econômica e ambiental se tivesse priorizado os sistemas ferroviário e hidroviário-marítimo, que
consomem menos energia.
d) maior consumo de energia do modal rodoviário se reflete em maiores custos para o frete, prejudicando
a atividade econômica e a sociedade em geral, maior emissão de poluentes, maior risco de acidentes e
maiores congestionamentos nas estradas, zonas portuárias e nos centros urbanos.
e) A estruturação de uma malha de transportes eficiente envolve a associação entre os modais de
“transporte utilizados para deslocar as cargas a longas distâncias, conhecida como sistema
intermodal ou multimodal. Nesse sistema, a carga é transportada por caminhões em viagens de curta
distância até a estação ferroviária ou o porto, e passa a ser transportada por trens ou navios em viagens
de grandes distâncias.
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