(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

Vencedor das eleições presidenciais de 1945 com 55% dos votos, o general Eurico Gaspar Dutra governou o Brasil entre 1946 e 1951, marcando seu governo pela adoção de uma série de medidas com EXCEÇÃO da alternativa:
a) Rompimento das relações diplomáticas com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 
b) Adoção, de início, de uma economia liberalizante com abertura comercial e diminuição da intervenção estatal. 
c) Alinhamento, dentro do contexto de bipolaridade da Guerra Fria, aos Estados Unidos da América (EUA). 
d) Investimento significativo na indústria de base por meio de parcerias com a iniciativa privada que deram origem ao Plano SALTE e ao decreto de criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). 
e) Intervenções em alguns setores da sociedade, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) que teve registro cassado em 1947, bem como o mandato de seus parlamentares eleitos. 


Comentário:

Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE"). Já a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi fundada em abril de 1941, durante o governo Getúlio Vargas, com o financiamento estadunidense, em troca da cessão do uso do porto de Natal (RN) como base militar dos Estados Unidos no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário