(CHQAO/ESIE - 2022) - QUESTÃO

O Primeiro Reinado ficou marcado por tensões e disputas pelo controle político, que se espalharam em diversas regiões do país. Sobre os conflitos que eclodiram no Brasil logo após a emancipação política, podemos considerar: 
a) A Revolução Pernambucana, que instaurou uma República em Recife, fundada nos princípios iluministas da igualdade de direitos. 
b) O movimento que pretendia conquistar a independência da região da Cisplatina, que embora tenha contado com o apoio da Argentina, permaneceu anexada ao Brasil. 
c) A Noite das Garrafadas, liderada pelo jornalista liberal Líbero Badaró, que contou com um confronto direto entre os aliados do imperador e seus opositores nas ruas de Minas Gerais. 
d) A Confederação do Equador, movimento de oposição ao governo de D. Pedro I, que teve como núcleo Pernambuco e que manifestou o seu descontentamento com a política central e com a crise econômica, devido ao declínio das exportações. 
e) A Revolução do Porto, que culminou na abdicação de D. Pedro I em 7 de abril de 1831 em favor do seu filho, D. Pedro de Alcântara, de apenas cinco anos de idade.


Comentário:

"A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que se iniciou em Pernambuco e logo alcançou outras províncias vizinhas. Os revoltosos se levantaram contra o governo central por causa do autoritarismo de Dom Pedro I ao fechar a Assembleia Constituinte de 1823 e impor uma Constituição, no ano seguinte, que lhe assegurou poderes absolutistas. Além dessa oposição ao arbítrio do imperador, a confederação pretendia implantar o regime republicano. As tropas imperiais conseguiram abafar o movimento e matar seus líderes."

(https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-confederacao-equador.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário